quarta-feira, 9 de maio de 2012

Crise e Isolamento no Acre


A crise no comercio é nacional e mundial, mas o Acre vive um momento complicado, principalmente para o setor logístico. Por está no “final de linha” da logística brasileira, e por depender quase que 95% de produtos de outros estados, principalmente do centro sul do país, o Acre sofre constantemente com problemas de abastecimento e tem uma das mais complicadas e caras, logística do Brasil.
Durante o verão o problema é a seca do rio Abunã/Madeira, o qual depende de balsa para a travessia, no inverno o problema é a deterioração das estradas, existem ainda os problemas com manifestos de algumas comunidades, que quando querem reivindicar alguma coisa, fecham a BR 364, outro agravante é a falta de indústrias no Acre, isso faz com que muitas carretas voltem vazias até o estado de Rondônia, por não ter o que levar para o sul do país.
Os únicos produtos que saem do estado são; Carne, madeira, Castanha, Preservativo, Papelão (Para reciclagem), Couro e Farinha de Osso, isso limita os tipos de carretas que podem vir ao estado e a demanda destes produtos não são suficiente para quantidade de carretas que transportam para o Acre, fazendo com que muitos voltem vazios até Rondônia.
Atualmente a logística acreana está enfrentando sérios problemas devido à deterioração da BR 364, principalmente do lado de Rondônia, o trecho de Vilhena para o Acre, está praticamente intrafegável, em algumas partes sumiu totalmente o asfalto, a falta de manutenção só tem agravado a situação, a viagem neste trecho está demorando o dobro do tempo, aumenta consideravelmente o gasto dos pneus, a quebra de carretas tem se tornado mais constante, isso tem feito com que muitos carreteiros e transportadores evitem pegar frete para o Acre, dificultando o transporte em todos os setores, aquelas que se arriscam vir, sofrem com a falta de produtos para retorno, muitos chegam a ficar parados duas semanas nos postos aguardando uma carga, outros voltam vazios até algumas cidades do estado de Rondônia onde conseguem cargas com maior facilidade.
Para cobrir todo este prejuízo, o preço do frete sofre grandes reajustes que incidem diretamente no preço final do produto oferecido ao consumidor. O Consumidor é o mais prejudicado com tudo isso, pois além da falta de produto, tem que pagar mais caro pelos itens de primeira necessidade.
Uma alternativa para amenizar este transtorno, seria a importação de alguns itens de primeira necessidade do país vizinho, Peru, a rodovia transoceânica já é uma realidade, mas importar ainda é uma utopia, devido aos processos burocráticos, que fazem muitas vezes uma carga ficar até 20 dias no posto fiscal de fronteira, mas isso será assunto para outro artigo.
Enquanto o estado não criar incentivos para atrair indústrias, enquanto os políticos acreanos não pressionarem para construção da ponte sobre o rio Abunã, o consumidor acreano vai ter que se acostumar a viver com estas dificuldades e a logística local, continuara sendo uma das mais complicadas e onerosas do país.

Por: Marcos Lima – Gerente de Logística e Transporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário