quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brasil caiu em ranking mundial de logística

País saiu da 41ª para a 45ª colocação em relatório de desempenho do setor elaborado pelo Banco Mundial. Diferença entre países ricos e pobres parou de diminuir.

O Brasil caiu de posição no ranking mundial de desempenho em logística para o comércio, de acordo com pesquisa divulgada em 15 de maio pelo Banco Mundial. O País passou do 41º lugar na lista anterior, publicada em 2010, para o 45º na atual. O levantamento foi feito com cerca de mil operadores internacionais do setor e contém informações sobre 155 países.

O recuo brasileiro nesta terceira edição do relatório ocorreu depois de um avanço da 61ª para a 41ª posição na primeira, em 2007, para a segunda, em 2010. O País foi especialmente mal no quesito “alfândega”, um dos indicadores que compõem o ranking. Nessa seara, o Brasil ficou no 78º lugar e somou 2,51 pontos. A pontuação vai de 1 (pior) a 5 (melhor).

Entre os 10 países de “renda média-alta” com melhores performances em logística, o Brasil ficou na 9ª colocação, à frente apenas do México. Dessas nações, somente o Brasil e a Tailândia caíram no ranking de 2012. África do Sul, China, Turquia, Bulgária, Chile, Tunísia e México subiram, enquanto que a Malásia manteve a mesma posição.
Segundo François Arvis, um dos autores do estudo, não há explicação simples para a mudança de colocação do Brasil, mas provavelmente outras nações progrediram mais nessa área, ao passo que o País ainda luta para melhorar seus portos e sistema aduaneiro sob a pressão de um comércio e economia crescentes.

Compõem os indicadores, além da questão alfandegária, dados sobre infraestrutura, fretes domésticos, qualidade e competência em logística, rastreamento e localização e pontualidade. A nota média do Brasil ficou em 3,13, contra 4,13 de Cingapura, que ocupa o primeiro lugar na lista.

As péssimas condições das estradas, obstáculos como a necessidade de balsas em algumas regiões, frota deteriorada, a burocracia e a falta de conhecimento de causa, são os principais motivos para esta queda, muito se fala sobre o crescimento de outros países, crise financeira mundial, mas o Brasil continua crescendo, a indústria brasileira continua se solidificando, o comercio varejista mesmo com certas dificuldades, continua crescendo, a economia brasileira tem enfrentado de frente a crise mundial e se saído muito bem, então porque o setor logístico está em queda?

Enquanto o governo não investir em melhoria de estradas, abertura de novas estradas, pontes, ferrovias, credito especifico para o setor logístico, investimentos em tecnologia, desburocratização, capacitação, e até mesmo incentivo para que a indústria possa sair de um polo e se instalar em todas as regiões do país, o Brasil vai continuar caindo no ranking.

Quem vive logística no seu dia-dia, sabe onde estão os gargalos, quais são as maiores dificuldades, onde há a necessidade de investimento, é o motorista que passa dias em uma fila para travessia de balsa, por faltar uma ponte,  é a transportadora que leva o prejuízo de uma quebra do caminhão, devido a falta de pavimentação adequada, é o profissional da logística que sabe o quanto onera um frete quanto não tem carga retorno em sua região, e são principalmente os clientes finais (população) que sofre com altos preços e com a falta de produtos. São estes profissionais que o governo deve consultar, caso queira solucionar o problema logístico brasileiro.

Marcos Lima
Fonte: Mundo Logística


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