quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ponte sobre o rio madeira - Um retrato da ineficiência do serviço publico brasileiro.


Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas acreanas no transporte de produtos é a falta de uma ponte sobre o Rio Madeira, para facilitar o acesso das carretas ao estado do Acre.

Atualmente uma carreta chega a pagar cerca de R$ 180,00 pela travessia da balsa, e não perde menos que uma hora neste processo, estas dificuldades oneram o custo do frete, aumentam o prazo de entrega, sem contar outros entraves, como por exemplo, na época de seca chegamos a praticamente ficar sem abastecimento no Acre, e na época de cheia a dificuldade é devido o grande volume de água no rio.

A necessidade da construção desta ponte é histórica, agora não sabemos o que realmente acontece por trás dos bastidores, quais são os jogos de interesses? o porquê ainda não saiu esta obra? o porquê que todas as vezes que o projeto é liberado para licitação, o ministério publico do estado de Rondônia embarga? alguém está se dando bem com isso, é um jogo mesquinho de interesses que prejudica toda a população de um estado.

Talvez o consumidor final se pergunte, e o que eu tenho haver com isso? Tudo, quando você vai ao supermercado ou a uma loja de confecções, estão inclusos nos preços do produto que você compra o custo deste transtorno, que não são pequenos.

Para quem acha que a obra não foi realizada ainda pelas dificuldades de construção ou outros entraves referente a obras civis ou ambientais, saiba que a obra é possível sim ser realizada e em um prazo não muito longo de tempo, esta ponte que você ver na imagem desta postagem, é uma ponte construída sobre o Rio Madre de Dios, na cidade de Puerto Maldonado no Peru, a mesma foi  inaugurada dia 07/09/2011, menos de dois anos após a ordem de serviço, isso mesmo, em menos de dois anos, esta belíssima ponte tem 74 metros de altura com seus dois pilares imponentes, tem uma extensão de 722,95 metros, é a maior ponte do Perú, além de reduzir o tempo de travessia, ela eliminou o custo cobrado pelo serviço de balsa que era de US$ 40,00, a ponte faz parte da rodovia interoceânica que liga o Brasil ao Peru.

Esta mesma rodovia interoceânica que conta com esta imponente ponte, é a que atravessa os estados do Acre e Rondônia, e passa pelo transtorno da travessia da balsa no rio madeira, e pasmem, o Rio Madeira do lado brasileiro é o mesmo rio Madre de Dios pelo lado peruano, sob o qual foi construída esta ponte.

Está mais do que provado que é possível sim a construção da ponte sobre o Rio Madeira, agora resta-nos saber quais são os principais interesses que fazem com que esta ponte não seja construída. Enquanto isso o povo acreano sofre com falta de abastecimento, produtos com custos elevados, dificuldade no transporte, pois nem todas as transportadoras querem enfrentar este trecho, e até quando? A pergunta é, até quando?

Como eu sempre costumo dizer, chega a ser uma ironia, o Acre tem pontes que o ligam aos países Bolívia e Peru, mas não tem ponte que o ligam ao Brasil.

Por: Marcos Lima

Um comentário:

  1. Amigo, estou buscando conteúdo sobre tudo que você fala neste teu blog. À priori, achei de extremo bom gosto e me interessei bastante pela temática do mesmo, pois estou levantando um estudo sobre a região norte, o sistema precário de transporte em alguns municípios de difícil acesso... É que faço parte de um setor que compra e posteriormente distribui vacinas e outros insumos (PNI/SVS/MS) para todo o Brasil. Me interessei pelo norte, pois há muitas concentrações indígenas, os ribeirinhos e outras comunidades isoladas que sofrem pelas dificuldades de recebimento, pois muitas vezes os medicamentos chegam fora do prazo e da validade, o que é pior, pela falta de refrigeração por meio de barcos... Gostaria de trocar e-mails com você, saber se você tem indicadores, mapas, estatísticas e outros meios referentes. Estou trabalhando neste estudo em prol de melhorias e maior ênfase à região norte. Obrigada! andreia.almeida@saude.gov.br

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